Passaporte Fashionista

Blog de Moda Passaporte Fashionista

Diretamente de Paris

DE F*HITS A ELIE SAAB, 2° SPECIAL EDITION REÚNE MODA, LUXO E TENDÊNCIAS PARA 2019

Andrea Furco
Paris, 07/02/2019

Programação incluiu aulas técnicas e visitas exclusivas aos bastidores de um dos eventos mais importantes do mundo da moda, a Haute Couture Week Paris.

​​Com a atenção e os olhos voltados às passarelas da Haute Couture Spring-Summer 2019, o Passaporte Fashionista promoveu, em paralelo à Semana de Alta Costura de Paris, um verdadeiro desfile de conteúdo e vivências com o 2° Special Edition, curso exclusivo destinado a brasileiras que se interessam ou trabalham com o mercado de luxo e o mundo da moda e que, nesta edição, contou com a MasterClass da fundadora e CEO da primeira Digital Mídia House brasileira – F*Hits, Alice Ferraz.

Confira!

Dia 1

O primeiro dia foi marcado por muito conteúdo sobre Haute Couture, tendências, ética na moda e novos comportamentos do consumidor. Além, é claro, de uma super visita – cheia de estilo – à exposição do grafiteiro e artista neo-expressionista Basquiat na Fundação Louis Vuitton. Entre as novidades, nossas fashionistas participaram de um Masterclass sobre as nomenclaturas das mais de 35 profissões inseridas no mundo da moda, além da apresentação de peças icônicas de cada uma das especialidades abordadas, com a luxury influencer e consultora de imagem, Andrea Furco, fundadora e CEO do Passaporte Fashionista. Moda Sustentável também foi tema das discussões, conduzidas por Daniela Oehmicke, da Do Insights.

Dia 2

Nem mesmo a neve esfriou os ânimos das nossas fashionistas. Durante o segundo dia, nossas It Girls participaram da apresentação exclusiva, liberada somente para a imprensa e convidados, da Coleção Fall 2019 da Christian Dior. A visita também trouxe as novidades de bolsas e acessórios da label francesa. Dentro do incrível museu Baccarat, o Masterclass sobre “etiqueta à mesa” foi ministrado pela influencer Ingrid Og. Ainda durante a programação, esbanjando muita simpatia e elegância, Natasha Pinheiro foi nomeada F*Hits na Masterclass “Coerência e consistência da imagem na era digital”, com Alice Ferraz, encontro que ocorreu no glamuroso hotel Plaza Athénée. E, para completar o dia, Masterclass sobre uma das bebidas mais importantes do mercado de luxo: Champagne.

Dia 3

Glamour e sofisticação definiram o terceiro dia, que começou com uma Masterclass na Moynat, a mais antiga fabricante de malas da França, fundada antes mesmo da Louis Vuitton, que produz bolsas de design simples e elegante, mantendo-se como marca de luxo conhecido por poucos. O dia também foi marcado por uma MasterClass na Roger Vivier, marca especializada em sapatos, que atualmente está com uma coleção repleta de luxuosas fivelas inspiradas em Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França e Navarra. Antigos sapatos Roger Vivier foram retirados de acervos e de museus de moda para serem mostrados às fashionistas e traçar um comparativo entre a inspiração dos detalhes do acervo para a coleção atual e houve, ainda, uma visita à sala de criação do designer da marca, Gherardo Felloni. A aula também incluiu um tour ao escritório de Inès de la Fressange, escritora do livro A Parisiense.

Dia 4

Plumas, flores e camélia da Chanel para a alta costura foram o destaque do quarto dia do Special Edition II, com uma Masterclass no Atelier Legeron, que  faz o trabalho artesanal de bordados a alta costura, garantindo a perfeição e exclusividade dos modelos. Na programação, uma visita especial à maison de Josephine Bonaparte, imperatriz dos Franceses de 1804 a 1810 e rainha da Itália de 1805 a 1809. Entre uma agenda e outra, nossas fashionistas tiveram acesso exclusivo ao re-see Balmain, que há mais de 17 anos não desfilava em uma edição da Haute Couture, e ao freak show idealizado pelo excêntrico e fabuloso Jean Paul Gaultier.

Dia 5

Deixando saudades, o último dia do 2° Special Edition começou com muita moda, luxo e requinte com um café da manhã na Tiffany’s, inspirado no filme Breakfast at Tiffany’s (1961) e estrelado por Audrey Hepburn. Na sequência, Masterclass sobre tendências baseado na famosa loja de departamentos parisiense Printemps. As fashionistas ainda tiveram uma Masterclass Haute Couture sobre o universo da Alta Costura. Completando a programação, o Passaporte Fashionista também participou do exclusivíssimo re-see do estilista Elie Saab, quando o grupo conferiu de perto os modelos apresentados nas passarelas, podendo observar na prática vários dos ensinamentos da semana, apresentados pelo diretor da Haute Couture da marca.

Querem participar das próximas edições do Passaporte Fashionista em Paris? Então confiram as datas dos próximos cursos de 2019;

 

Bisous,

Equipe Passaporte Fashionista