Muitas mudanças de consumo na moda estão acontecendo e isto se deve à percepção dos consumidores, que têm dialogado com a indústria de forma mais direta em assuntos relacionados ao trabalho, meio ambiente, numerações, corpos e etnias.
Mediante a este novo tipo de comportamento, tanto as marcas como o público, em geral, estão buscando novas alternativas sustentáveis e práticas para um consumo mais consciente, como por exemplo, apostar em itens mais duráveis e menos descartáveis. Sendo assim, formas de produção mais sustentáveis, assumem um papel fundamental no poder de decisão de compra.
Uma das grandes mudanças de comportamento é que as pessoas têm evitado o consumo exagerado para frear a produção exagerada e buscam em brechós, troca entre amigos e lojas de aluguel de roupas, uma saída de reaproveitamento e que tem se tornado uma tendência forte, principalmente na Europa.
- Antes de adquirir qualquer peça, procure saber mais sobre a marca. Pesquise sobre os processos de fabricação que estão por trás dela, como a origem da matéria-prima e condições da mão de obra.
- Quando você realiza uma compra, seja ela uma peça de roupa, sapato ou um acessório, ela passa por um processo. Com isso, é importante saber de onde é por quem foi feito o item, além do trajeto do produto antes mesmo dele chegar às lojas.
- Procure comprar peças com boa qualidade. Desta forma, além de adquirir um produto mais durável, em termos ambientais, ações como estas ajudam a evitar o descarte, reduzindo a geração desnecessária de lixo.
Atualmente, existem muitas marcas nacionais e internacionais que dedicam suas pesquisas e conduzem suas produções de forma mais sustentável, promovendo capacitação, além da geração de renda e preservação de identidade cultural. Entre algumas marcas de destaque estão Adidas, Osklen, Reserva e Prada.
Quer ficar por dentro do mercado da moda, além de saber em primeira mão as tendências das principais marcas? Confira as datas e as programações das próximas edições do Passaporte Fashionista.
Bisous,
Andrea Furco