fbpx

Passaporte Fashionista

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Blog de Moda Passaporte Fashionista

Diretamente de Paris

Champanhe, prosecco ou espumante? Conheça as diferenças entre estas três bebidas

Andrea Furco
Paris, 17/02/2020

Presença garantida na hora de comemorar as boas conquistas da vida, o champanhe é um item VIP nas wishlists de todas Fashionistas. Seja para agradar os paladares dos mais refinados ou para conferir um certo charme e romance àquele pedido especial de casamento ou celebração em família, ele – o champanhe – se tornou o protagonista entre as mais variadas culinárias ao redor do mundo.

Passaporte Fashionista - Salton

Mas você sabe a sua história?

Originário na França e, especificamente, produzido na região de Champagne – único lugar do mundo que pode usar o nome de “champagne” para seus espumantes, o champanhe é um vinho branco que leva em sua composição apenas uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. Sua descoberta data há mais de 300 anos por um monge religioso chamado Dom Pérignon (1638-1715).

Responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, da diocese de Reims na França, Dom Pérignon, à época, ficou intrigado com a afirmação dos produtores de vinhos, que diziam que certos tipos da bebida fermentavam novamente mesmo depois de engarrafados.

Ao observar este processo, Dom Pérignon constatou que a fermentação que ocorria dentro da própria garrafa provocava uma liberação de gás carbônico, provocando pressão e estourando os tampões, o que foi aperfeiçoando ao longo do anos, resultando no efeito como conhecemos hoje.

Passaporte Fashionista - Salton

Já o prosecco teve sua origem associada a uma uva branca proveniente do Nordeste da Itália, mas cultivada em diversas regiões do mundo. No entanto, os produtores italianos começaram a lutar para resgatar e reintroduzir as raízes do produto.

Mas, foi a partir de 2009, que a trajetória do prosecco teve seu curso alterado ao conquistar a denominação DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), ou seja, o nível máximo de qualidade do vinho italiano. Com isso, a uva prosecco passou a se chamar glera.

Desta forma, cada prosecco fabricado deve conter, no mínimo, 85% de glera em sua composição e os outros 15% de outras uvas específicas, como verdiso, bianchetta trevigiana, perera, glera lunga, chardonnay, pinot branco, pinot grigio e pinot nero – ou pinot noir, como também é conhecida – e sempre vinificadas em branco.

Passaporte Fashionista - Salton
Passaporte Fashionista - Salton

Por fim, o espumante é um tipo de vinho que apresenta um alto nível de dióxido de carbono, resultado de uma fermentação natural, seja ela dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (método charmat), fazendo com que ele borbulhe bastante ao ser servido.

Passaporte Fashionista - Vinícula Salton
Passaporte Fashionista - Vinícula Salton

No Brasil, entre as vinícolas mais famosas está a Vinícola Salton. Com mais de 100 anos de história, ela está localizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sendo considerada o maior complexo vitivinicultor das Américas.

Passaforte Fashionista Salton

Com uma gama ampla de bebidas, com chás, vinhos, frisantes e espumantes, o Salton Brut Rosé é uma ótima opção para dias de muito calor. Leve e refrescante, ele tem em sua composição 80% de uvas pinot noir e 20% chardonnay.

Passaporte Fashionista - Salton

Diferenças entre o método charmat e champenoise

Método mais recente que o champenoise, o charmat foi criado em 1895 e consiste em submeter a segunda fermentação da bebida (espumantes) em grandes tanques de inox – ou autoclaves, como são chamados. Já o método champenoise, também conhecido como tradicional ou clássico, garante a fermentação do líquido dentro da própria garrafa e requer um cuidado maior e, no mínimo, um ano para ficar pronto.

Passaforte Fashionista Salton
Passaporte Fashionista - Salton

Agora, que você sabe um pouco mais sobre a história do champanhe, prosecco e espumante: um brinde!

Santé!

Special Edition Florida - Passaporte Fashionista

Bisous,

Andrea Furco