Passaporte Fashionista

Blog de Moda Passaporte Fashionista

Diretamente de Paris

A SHOCKING LIFE: A VIDA COR DE ROSA CHOQUE DE ELSA SCHIAPARELLI

Andrea Furco
Paris, 05/04/2019

Visionária, a designer italiana revolucionou o mundo da moda ao associar-se a artistas plásticos para criar suas coleções.

A SHOCKING LIFE: A VIDA COR DE ROSA CHOQUE DE ELSA SCHIAPARELLI

Visionária, a designer italiana revolucionou o mundo da moda ao associar-se a artistas plásticos para criar suas coleções.
Antes mesmo de nascer, a fama já fazia parte do seu DNA. Neta do famoso astrônomo Giovanni Schiaparelli, que descobriu os canais do planeta Marte, Elsa Schiaparelli construiu para si uma carreira repleta de criações inovadoras e ousadas, o que repercutiu no seu hall de amizades e relações profissionais, como as mantidas com alguns artistas dos anos 20, entre eles Marcel Duchamp, Jean Cocteau e Salvador Dalí. Isto se deve ao fato dela ter acreditado que a moda não poderia estar desvinculada da evolução das artes plásticas.


Mediante isso, e com o seu tino aguçado para as artes, Schiaparelli começou a vender os seus primeiros tricôs na França de 1922. No entanto, sua primeira boutique foi inaugurada em 1927, por incentivo do seu amigo, o estilista Paul Poiret. Mas foi somente em 1929 que ela desfilou a sua primeira coleção.

Inspirada no surrealismo, a designer, que é de origem italiana, manteve em todas as suas coleções uma ligação com a fantasia, contando sempre com um ou dois temas dominantes e cores bem fortes. Dentre as suas coleções preferidas, está a com temática de circo, com cavalos, elefantes e acrobatas no trapézio, bordados em muitas peças, boleros, botões de cabeça de palhaço e o chapéu em formato de sorvete.

Durante sua trajetória, Schiaparelli também chegou a trabalhar diversas vezes com Salvador Dalí. Essa colaboração entre os dois artistas resultou em criações bem particulares, como o famoso chapéu em formato de sapato, a bolsa-telefone, o vestido de seda pintado com moscas e o vestido de lagosta, entre outros.

Broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, estampas de jornal, com as quais ela fazia lenços e bordava em suas roupas os signos do zodíaco, também estão entre as suas criações. À frente do seu tempo, e com uma visão além, Schiaparelli foi responsável por criar um novo tom de rosa, o “rosa choque”, que é sua marca registrada.

Schiaparelli através dos anos

1890 – Elsa Schiaparelli nascia em Roma, na Itália.
1927 – Introduziu na moda o famoso pulôver de tricô.
1929 – Foi responsável por inserir o primeiro zíper na haute couture.
1931 – Criou a saia dividida, que tem a aparência de uma saia mais larga, mas é dividida e costurada na forma de calças.
1935 – Criou o primeiro tecido com estampa de jornal.
1936 – Primeira colaboração com Salvador Dalí: vestido da lagosta, vestido do esqueleto e vestido de lágrimas.
1937 – Lançou o perfume Shocking by Schiaparelli.
1937 – Criou a cor rosa “schocking”, assinatura da marca.
1937 – Colaboração com o poeta Jean Cocteau.
1938 – Apresentou a sua coleção inspirada na temática de circo.
1954 – Realizou o seu último desfile.
1973 – Morria Elsa Schiaparelli.

Quer viver experiencias luxuosas e exclusivas em Paris? Confire as datas e as programações das próximas edições do curso de Estilo & Tendências em Paris do Passaporte Fashionista!

Bisous,

Andrea Furco