Passaporte Fashionista

Blog de Moda Passaporte Fashionista

Diretamente de Paris

8 ARTISTAS QUE INFLUENCIARAM O MUNDO DA MODA

Andrea Furco
Paris, 26/07/2019

Confira os artistas que influenciaram e inspiraram os designers de moda mais renomados do mundo fashion e suas criações.

Confira os artistas que influenciaram e inspiraram os designers de moda mais renomados do mundo fashion e suas criações.

Gustav Klimt

O pintor simbolista, o austríaco Gustav Klimt, ao longo da sua carreira, sempre teve uma admiração e uma proximidade com o mundo da moda, tendo como influência sua amiga e companheira, a estilista Emilie Flöge. Contudo, foi o seu trabalho, cheio de cores e formas deslumbrantes que inspiraram coleções das grandes grifes como Alexander, McQueen, Dior e Etro.

Salvador Dali

Com ideias à frente do seu tempo, o pintor surrealista Salvador Dali foi a grande inspiração da designer de moda Elsa Schiaparelli. Amigos, suas obras exerceram grande influência nas coleções da criadora da cor rosa “shocking”. A estética proposta pela estilista, em que abusava de ombros largos e silhueta longilínea, reinou até o lançamento do New Look proposto por Christian Dior na década de 50.

Andy Warhol

Considerado o principal articulador e propagador da pop art, Andy Warhol construiu uma história entre a moda, o cinema e as artes plásticas. A grande repercussão da sua carreira se deu por conta da sua pintura para retratar os rótulos da sopa Campbell, que inspirou o famoso vestido “Campbell” feito em papel como forma de propaganda para a própria empresa de sopa.

Yayoi Kusama

A artista japonesa possui uma extensa obra, que vai desde de performances e pinturas até colagens e esculturas. Suas criações, em 2012, serviram como fonte de inspiração para a marca Louis Vuitton, que lançou, em parceria com a artista, a coleção “Infinetely Kusama”, com roupas e acessórios cheios de cores, além da famosa estampa de bolinhas – uma das marcas registradas de Kusama.

Rothko

Inspirado no quadro White Center, de Rothko, o designer de moda John Galliano criou para a maison Dior, em 2007, um vestido com base na obra do pintor. A peça representa características de ambos os artistas.

Degas

O pintor francês Edgar Degas também exerceu grande influência nas criações de John Galliano para a Dior. Inspirado nos tons e texturas da saia de uma das Bailarinas na coxia, de Degas, Galliano criou lindos bustos e ombros com base na obra do pintor para o desfile da maison em 2007.

Van Gogh

Uma das obras mais conhecidas do pintor holandês Vicent Van Gogh, ou talvez a mais reproduzida em diversos segmentos, os lírios e os girassóis pintados por ele no século 19 deram vida às criações da marca Rodarte, com vestidos, além das icônicas jaquetas desenhadas pelo estilista Yves Saint Laurent.

Aliás, Yves Saint Laurent foi um dos designers de moda que mais se inspirou em artistas plásticos. Além de Van Gogh, Picasso e Monet, o estilista, ainda na década de 60, criou umas das suas coleções mais famosas. Encantado com o trabalho do pintor modernista Piet Mondrian, criador do movimento artístico neoplasticismo, sua obra “Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo” foi a grande responsável pela criação do vestido tubinho por YSL. O modelo foi apelidado de “Mondrian” em homenagem ao artista e se tornou um marco no mundo fashion.

Quer saber mais sobre moda, bastidores, inspirações e aprender como funcionam as principais grifes francesas e internacionais?

Confira no nosso calendário de curso e inscreva-se!

Bisous,

​Andrea Furco